Cinco anos atrás, o furacão Katrina devastou essa cidade carregada de história e folclore, berço de uma culinária rica (o tempero “creole”) e do melhor jazz tradicional americanos (inclusive o famoso “dixieland”, celebrizado por Louis Armstrong). Foi um desastre de grande proporção, que até hoje deixa cicatrizes... mas que foi superado pelo espírito de luta da população de pela solidariedade de milhares de pessoas que ajudaram a reconstruir esse patrimônio nacional.
A NAR (National Association of Realtors) decidiu realizar seu congresso anual em Nova Orleans, de 5 a 8 de Novembro, como forma de contribuir para a volta do turismo à região: os 22.000 inscritos no evento trouxeram um aporte de 30 milhões de dólares à cidade, que pôde mostrar-se renovada, moderna e ativa, e os visitantes certamente levarão essa mensagem a parentes e amigos.
A comitiva brasileira, liderada pelo Presidente João Teodoro, levou dirigentes do COFECI, de vários CRECIs e do REDIMOB, além de um estande espaçoso e bonito (veja a foto anexa), que embelezou a Ala Internacional do pavilhão de exposições. Por seu lado, o SECOVI SP também compareceu, aumentando a presença do Brasil nos contatos internacionais.
Um dos destaques desse encontro nacional da NAR é referendar a posse do novo Presidente anual da entidade. Neste ano, Ronald Phipps foi empossado, e um dos seus primeiros atos foi assinar o convênio NAR-CIME – o consórcio imobiliário do Mercosul, do qual o COFECI faz parte, e que foi representado pelo Presidente João Teodoro.
Além das homenagens aos profissionais que se destacaram durante o ano, o evento ofereceu palestras e debates com especialistas de várias áreas, rodadas de negócios e uma grande feira, com utilidades e novidades para apoio profissional aos corretores presentes – desde agendas, brindes e semi-jóias até serviços de avaliação, inspeção e financiamento.
Participei de alguns coquetéis e jantares de confraternização – alguns de gala – onde os dirigentes das entidades (tanto os da NAR como os dos países convidados) circulam à vontade e podem ser contatados informalmente. Sem a rigidez das agendas prévias e das limitações de horário, esses diálogos correm soltos e amigáveis, e permitem entabular compromissos para o futuro de forma bastante simples.
A troca intensa de cartões de visita e as inúmeras fotografias são um legado a ser trabalhado na volta, para aproveitar os novos relacionamentos – e consolidar os antigos. Enviar um e-mail a cada pessoa contatada estabelece os vínculos do “network” e reafirma os interesses abordados pessoalmente.
Fiz duas palestras, durante o evento, no pequeno auditório da Ala Internacional, apresentando dados do mercado imobiliário no Brasil e o portal REDIMOB, nossa Rede Social Temática. Algumas pessoas pediram cópia dos slides e elogiaram nossa presença expressiva – a ampla comitiva, o bonito stand, as boas palestras, a busca intensa de contatos.
Acredito que o Brasil fez bonito, colega. Mais uma vez, ficou provado que fazemos parte de uma comunidade mundial e que somos respeitados e prestigiados nela.
Sugiro a V., colega corretor ou pessoa interessada no mercado imobiliário, que se inscreva no REDIMOB – gratuitamente – para formar a sua rede de relacionamentos na profissão e ter acesso a informações, a classificados e às oportunidades que naturalmente surgirão disso. E, quem sabe, V. também se registra como Membro Internacional da NAR e começa a usufruir as vantagens adicionais que essa comunidade internacional tem a lhe oferecer? É só acessar o REDIMOB (www.redimob.com.br) e entrar na página da NAR!