23 agosto, 2007

Mais um pato no "apagão" aéreo...















Pois é... a gente olha a notícia na TV e diz "mas veja só, que coisa!" e "é muita incompetência desse governo...!" e otras cositas más. Mas tá sentado na poltrona, em casa e a coisa fica por aí. Só que dessa vez eu estava em Sampa, a trabalho, e terminei meu expediente cedo. Vôo para Curitiba marcado às 19h10, pela GOL. Cheguei em Congonhas às 17h10 - duas horas adiantado - beleza! Um cafezinho, um pouco de notebook para enviar um e-mail urgente, e a hora chegando... E passando! Achei alguém da empresa e soube que "o teto do aeroporto está baixo" - dito e feito: Congonhas fechou às 20h15! Porque o avião não estava lá no horário? Ninguém explica - e a gente fica preso em Sampa: vôo cancelado. Correria, confusão, 600 pessoas correndo para os guichês de check-in, lá embaixo, para remarcar para amanhã, forma-se uma fila macrométrica - e espera. Alguém conta uma piada. Espera...Outra piada. Espera...
Depois de uma hora e meia, chegando perto do balcão, vem um funcionário da GOL e nos diz que "essa fila está cancelada, vocês precisam ir para o final da outra!" Esse cara - que gosta de viver perigosamente - só se safou porque correu... Invadi um guichê que estava abrindo e consegui meu ticket - sem direito a taxi nem hotel porque "não estou em trânsito". Um colega de fila e desdita, o Fernando, convidou-me para tentarmos um lugar no hotel onde tinha ficado - todos os que eu havia tentado estavam lotados. Esse também estava. Nem reserva técnica havia!Ele se acomodou num colchão extra, com um colega da empresa dele, e eu liguei para os Baraldi, amigos de fé, às 23h00, pedindo abrigo. Do outro lado do segundo táxi havia um abraço, um sorriso, uma sopa quente e uma cama feita me esperando! Quem tem amigos tem tudo! :)
Hoje cedo cheguei cedo a Congonhas, tempo lindo, tudo dez. Avião no placar, prometendo cumprir o horário: 9h15. E nada... Surge de novo a palavra que todos querem evitar: "atrasado". O funcionário explica que a aeronave foi levada a Campinas, ontem à noite, e ainda não recebeu o OK para voltar... Espera. Espera...
Um outro vôo da GOL para Curitiba, o das 7h40, é chamado para embarque às 10h00. Sobram alguns lugares e meia dúzia dos "nossos" se infiltram nele.
De repente, o nosso vôo - o GLO 1222 - desaparece do painel! E agora? O Fernando está no seu micro e cuida da bagagem enquanto vou investigar. O avião saiu de Campinas, mas para cumprir o vôo 1224, para Londrina, e "já está chegando"! E o nosso??? Quando estou voltando para o meu portão, a voz celestial dos altofalantes anuncia que o 1222 está embarcando juntamente com o 1224 - em outro portão, é claro. E finalmente consegui uma poltrona a bordo, num vôo cheio como um ovo - cheguei hoje ao meio-dia a Curitiba. Cada vez mais convencido de que entregar o governo a incompetentes movidos a ideologia, ávidos por poder e determinados a colocar todos os seus cupinchas em posições de mando, mas sem nenhuma capacidade de planejamento, gerenciamento ou controle, é realmente pedir para sofrer desse jeito. Ninguém merece!!

Um comentário:

Uli disse...

Inventa uma fobia de avião! ;o)
Aí começam a te mandar de ônibus, aí quando ficar longe cancelam a viagem, daqui a pouco seu problema se resolve totalmente... não? A gente não ia achar ruim ter você mais por aqui.
Beijo!